A Caseiro Adubo Vivo Oxigênio

O segredo natural para sua horta

Ao longo dos anos, as pessoas estão conscientes, que o meio ambiente tem seus limites, de tolerâncias, a manifestações tóxicas, produzidas pelos seres humanos, que sejam nas grandes, medias e pequenas industrias e o contingente doméstico que tem se tornado um grande produtor de lixos descartados diariamente no meio ambiente.

É louvável dizer que muitas pessoas reservam os óleos usados, e destinam a coletores corretos, e outros fazem sabão caseiro, dando um fim ao risco toxico do óleo e gorduras ao meio ambiente, quer seja de produtos animais ou vegetais, fato é são tóxicos ao meio ambiente.

Aos amantes do Meio Ambiente e Guardiões verdes, que desejam e tem um lugar adequado, aqui está, um passo a passo de como produzir adubos vivos orgânicos, sim, vivos, pois as minhocas é vida, elas são responsáveis pela respiração da terra. AS minhocas é o pulmão do solo terrestre. Nas áreas urbanas, é muito difícil, se encontrar canteiros abertos, tudo tem se reduzido a calçadas, calçadões, e via de autor rolamento, ou seja, asfalto. Com imensa parte da terra asfixiada, ela perde sua flexibilidade e dilatação natural, se tornando rígida e sem vida, as minhocas não sobrevivem em linhas asfálticas e nem calçadas, o que tem comprometido gradativamente a força do solo terrestre. As lavouras no campo, só se desenvolve com muito adubo, oreias e agrotóxicos, pois os biomas naturais da terra aos poucos estão ficando extintos, e a humanidade passa desapercebida, por sima da terra que morre sufocada debaixo dos nossos pés. O que iremos deixar para as futuras gerações? Não será o mesmo solo que recebemos de nossos antepassados Antigamente, se prismava pela natureza, pois é ela a mantenedora de todos os seres vivos, mas se a nossa mantenedora perder por completo as forças, quem sobrevivera?

Pode me chamar de velho e antiquado, mas um dia não muito distante irão me dar razões, pois somos inteiramente dependentes da terra que tudo nos fornece. E para piorar a situação de todos os habitantes do planeta, tem alguns que gostam de ver o planeta em chamas, o que agride severamente os biomas e as biodiversidades do planeta e o meio em que vive. Ensine as crianças o valor de se cuidar da terra, para que elas não pereçam, e venham a ver sua descendência perecer. Tudo tem seus limites, o planeta terra está pedindo um basta. Deixem a terra se reformar e obter forças, para que a vida possa prosseguir o seu curso natural.

Hoje em dia esta se tornou muito comum, ouvir falar de enchentes e queimadas, até as mansões milionárias ficam a mercê das chamas, carros de luxo são devorados pelas chamas e enchentes, a mãe natureza está mostrando as suas forças para que os que a agridem entenda ela chegou ao limite máximo, causando destruição em massa, por ações humanas que afetam severamente a qualidade dos recursos naturais, e consequentemente as nossas vidas. As crianças são a esperança de um mundo melhor, ensine aos teus filhos e netos o valor de se respeitar a natureza e todos os seus ecossistemas.

Produzir adubo caseiro

Como Fazer Adubo Caseiro com Restos de Alimentos: Guia Prático e Sem Odores

Produzir adubo caseiro é uma excelente forma de reduzir o desperdício e contribuir para um meio ambiente mais sustentável. Muitos resíduos orgânicos que descartamos diariamente podem ser transformados em um poderoso fertilizante natural para plantas. Neste guia, você aprenderá como fazer um adubo caseiro eficiente, prático e sem odores desagradáveis.

Por que fazer adubo caseiro?

Produzir adubo orgânico em casa é uma prática sustentável que traz inúmeros benefícios tanto para o meio ambiente quanto para suas plantas e seu bolso. Confira algumas razões para adotar essa técnica:

Redução do desperdício de alimentos: Restos de frutas, verduras, borra de café e cascas de ovos, que normalmente iriam para o lixo, podem ser reaproveitados e transformados em um fertilizante natural. Com pequenos gestos fazemos grandes mudanças. Comece ainda hoje a preparar um lugar especial para sua composteira, e se você tiver crianças, a ensine o volor de preservar a natureza para se obter uma vida sustentável e com equilibrio.

Nutrição para as plantas: O adubo caseiro é rico em nutrientes essenciais, como nitrogênio, fósforo e potássio, que fortalecem o solo e promovem o crescimento saudável das plantas.

Economia: Ao fazer seu próprio adubo, você reduz os gastos com fertilizantes químicos e garante um produto natural e seguro para sua horta ou jardim.

Preservação do meio ambiente: Diminuir a quantidade de lixo orgânico descartado contribui para a redução da emissão de gases do efeito estufa e para a sustentabilidade do planeta.

Além disso, o processo de compostagem é simples e pode ser feito mesmo em pequenos espaços, utilizando compoteiras ou métodos alternativos. Adotar essa prática é uma forma eficiente e acessível de cuidar das suas plantas enquanto cuida do meio ambiente!

Materiais que podem ser usados para fazer adubo caseiro

Os seguintes resíduos de alimentos são ótimos para a produção de adubo caseiro:

Cascas de frutas e vegetais (banana, maçã, batata, cenoura, etc.).

Pó de café usado (rico em nitrogênio e excelente para plantas).

Cascas de ovos trituradas (ricas em cálcio para fortalecer o solo).

Pó de ervas e chás usados (excelentes para enriquecer a terra).

Folhas secas e restos de plantas (ajudam na estruturação do composto).

Tipos de recipientes para a produção de adubo orgânico caseiro

Para produzir adubo caseiro de maneira eficiente, é essencial escolher o recipiente adequado. Aqui estão algumas opções:

Caixas de madeira ou plástico: Podem ser adaptadas para a compostagem e permitem boa ventilação.

Barricas ou tambores de plástico: Ideais para quem tem pouco espaço e deseja um recipiente mais fechado.

Compoteiras modulares: Modelos específicos para compostagem doméstica, facilitando a separação dos resíduos.

Pneus empilhados: uma alternativa criativa e sustentável, promovendo boa drenagem e ventilação.

Para obter um adubo rico e de qualidade, adicione ao recipiente aproximadamente 25 quilos de terra natural, além de esterco de galinhas, carneiros e vacas, que são fontes excelentes de matéria orgânica.

As melhores minhocas para o composto

As minhocas são fundamentais no processo de compostagem, pois aceleram a decomposição e produzem húmus de alta qualidade. As melhores espécies para esse processo são:

Minhoca-vermelha-da-Califórnia (Eisenia fetida): Extremamente eficiente na decomposição de matéria orgânica, produzindo um húmus rico em nutrientes.

Minhoca-brasileira (Pontoscolex corethrurus): Adaptável ao clima tropical e muito resistente.

Minhoca-africana (Eudrilus eugeniae): Cresce rapidamente e é altamente produtiva na compostagem.

A adição dessas minhocas ao composto garante um adubo mais nutritivo, melhorando a fertilidade do solo e promovendo o crescimento saudável das plantas.

Passo a passo para fazer adubo caseiro sem odores

Escolha um recipiente adequado

Utilize um balde com tampa ou uma composteira caseira para evitar odores indesejados.

Faça pequenos furos na tampa para ventilação, ou faça uma tampa com tela de mosquiteiros para ventilar e deixe longe da onde pega chuva, assim as minhocas não morrem sufocadas ou encharcadas, pois não resistem a chuva, e evite que o material fique úmido demais.

Prepare os resíduos orgânicos

Triture as cascas de ovos e corte os restos de frutas e vegetais em pequenos pedaços para acelerar a decomposição.

Misture os restos de alimentos com folhas secas ou serragem para equilibrar a umidade. Na falta de serragem, ou pó de serra envelhecidos em serrari, usem pequenos pedaços de galhos finos, ou pequenos cavacos de madeiras finas, que se decompõe aos poucos.

Camadas do composto

Comece com uma camada de folhas secas, as folhas podem ser de arvores diversas, de preferencias para as folhas menores possivel, ao varer a frente de sua casa ou apartamento, não queime as folhas das arvores, as utilize na composteira orgânica, ou serragem para criar uma base aerada e evitar odores.

Adicione os resíduos orgânicos e cubra com mais material seco, como folhas ou serragem.

Continue alternando essas camadas, sempre que acressentar restos dos produtos da cozinha, como arroz, feijão, cascas de frutas ou leguminosas, folhas de verduras, necessariamente devem ser cobertos com serragem ou folhas, as minhocas se encarregam da movimentaçao dos compostos, para manter a compostagem eficiente e equilibrada.

Regue levemente, se necessário, para manter a umidade ideal, para cada 60 litros de composto, apenas um litro de água, por semana, para as minhocas, pois as minhocas necessitam da umidade para transformar os compostos em adubo orgânico sem encharcar o material. Isso porque levamos em conta a umidade dos dejetos como arroz restos de comida feijão caso azede poi tudo na compostagem,batatinhas estragadas, corte e ponhe tudo picado na compostagem, pois a fermentação dos alimentos fazem parte da transformação orgânica para o adubo.

Revolva o composto regularmente, caso você não tenha as minhocas, para fazer isso.

Misture o adubo a cada três dias para garantir oxigenação e acelerar o processo. Quando se tem as minhocas elas revolvem a compostagem dia e noite, o que facilita o processo de produção de adubos orgâico, aqui cabe resatar que, o ideal é ter duas compostagem, pois existe o periodo de repouso, onde as minhocas se reproduzem, e o adubo descança, devendo ficar sem acrescentar mais produtos por um periodo de 30 dias, apenas aguando uma ves por semana. Quando for usar o adubo pronta separe as minhocas a parte e as deposite na nova composteira, assim sua produção continua, o adubo orgânico serve para todos os tipos de plantas, tanto na horta quanto no jardim.

Se notar excesso de umidade, adicione mais material seco, como folhas ou serragem. Exemplos de serragens: bagaço de cana, moveis velhos de madeiras de pó de serra, ou cepelhos de madeiras, ou madeiras piucas, que ao molhar se esfarelam facilmente. Caso você tenha um deses elementos orgânicos, para que se esfarele com facilidade, é recomendado por dentro de um saco pastico ou balde grande e enxer de água, assim a madeira que é prensada com pó de serra e cepilhos vão inchar e esfarelar facilmente,” ATENÇÃO”. Use luvas para não acontecer de entrar ferpas em suas mão.

Tempo de maturação

O adubo, leva serca de trinta dias a sessenta dias para ficar pronto, mais esta estatistica é baseada, quando por exemplo um restaurante que produz muitos restos orgânicos, junta tudo de uma vez, e monta as camadas em um único dia, nesse caso estará pronto em cerca de 30 a 60 dias, dependendo das condições ambientais. Porem, nas condições domésticas, onde cada dia, se produz uma quantidade “X” de restos de cozinha, as camadas são feitas gradativamente, só ficando pronta após parar de acrescentar os derivados da cozinha e respeitar o periodo de dormência do adubo orgânico, que é o período em que as minhocas, caso, as tenha, ira se reproduzir, e fortalecer o úmo, lembre-se para usar o adubo deve se separar as minhocas, caso contrario elas vão ficar passeando em busca de lugar para se alimentar. Por isso você deve manter a composteira tampada com tela sombrite, bem encaixada, e ao separa-las já as deposita em outra composteira brevemente preparada para a continuação da produção. Vale resaltar que o Úmo de minhoca custa em média R$ 11,00 reais o quilo, o úmo é feito só com esterco de vacas, carneiros ou galinhas, porem o adubo orgânico, feito apartir dos restos de alimentos, mais serragens e minhocas, está custando R$ 45,00 reais em média, é o chamado adubo orgânico de cobertura. Aí você tem uma base da economia que estará fazendo produzindo seu proprio adubo orgânico.

O composto final deve ter cor escura, cheiro de terra e textura homogênea.

Dicas para evitar odores desagradáveis

Manter sua compositeira livre de cheiros fortes não precisa ser um desafio! Aqui estão truques infalíveis para garantir que sua produção de adubo orgânico seja eficiente e sem incômodos:

Cubra sempre os restos de alimentos com uma camada de material seco, como folhas secas, serragem ou terra. Isso ajuda a equilibrar a umidade e evita cheiros fortes.

Evite carnes e laticínios. Jamais coloque gorduras, ou óleos dentro da compostagem, isso destrói tudo, intóxica as plantas, mata as minhocas. Esses alimentos demoram para se decompor e podem atrair animais indesejados.

Cuidado com a umidade! O composto deve estar levemente umido como uma esponja torcida – nem seco demais, nem encharcado.

Ventilação é a chave! Use um recipiente com pequenos furos, se não tiver minhocas, porem com as minhocas é necessário que a tampa seja de zumbri-te verde ou cinza, o mesmo que usa em vitros para impedir a entrada de pernilongos e moscas. Para circulação de ar e misture o composto regularmente.

Seguindo essas orientações, sua compostagemserá eficiente e inodora, transformando resíduos em um poderoso adubo para suas plantas! 

Fazer adubo caseiro é uma alternativa sustentável e econômica para cuidar do seu jardim ou horta. Com poucos ingredientes e seguindo as etapas corretas, você pode produzir um fertilizante natural sem odores desagradáveis e com alto valor nutritivo para suas plantas. Experimente e colha os benefícios dessa prática ecológica!

Rolar para cima